Pesquisar este blog

Lutadora de São Caetano supera depressão e ganha o ouro no Kickboxing


SANTOS / SP – Afastada dos ringues devido à depressão, a lutadora Débora Simabuku, de São Caetano, iniciou um novo ciclo na carreira depois de ganhar o ouro no kickboxing nos Jogos Abertos do Interior de Santos. Incluído em 2010 no programa oficial, a modalidade contou com 150 participantes de 44 cidades.

As disputas terminaram hoje (13) à tarde, na Casa da Visão, com as lutas da 1ª divisão. Com origem esportiva no kickboxing, Débora migrou para o boxe feminino olímpico por influência de Gabriel Oliveira, filho do único medalhista olímpico da modalidade, Servílio de Oliveira. “Fui a primeira campeã pan-americana de boxe, em 2005, na Argentina. E, vivi momentos maravilhosos no esporte. Mas meu ciclo se encerrou quando fiz 33 anos. Fiquei muito triste com tudo e acabei tendo depressão”, disse a atleta de 38 anos.

Com o quadro depressivo, Débora ficou desmotivada e engordou. “Nem me pesava mais. Não tinha vontade de fazer nada”, disse. Ao retornar às origens, a lutadora recuperou a vontade de viver. “No início desse ano, voltei a treinar forte e fui recompensada com os títulos paulista e brasileiro”. A maior realização de Débora, entretanto, foi nos Jogos Abertos. Sua vitória foi muito festejada pela Comissão Técnica de São Caetano, pelos demais atletas do kickboxing e até mesmo por sua adversária na decisão, Silvana Silva, de São Bernardo.

“Essa medalha foi mais importante. Mais até do que quando ganhei o pan-americano no boxe. O ouro marcou o recomeço da carreira e me incentiva a ir ainda mais longe”, disse a atleta, que agora planeja participar do Mundial de Kickboxing, que será na Turquia, em 2011.

Resultado final do kickboxing
1ª Divisão Categoria Feminina
56kg – Ivani Ferreira – Santos
60 kg – Débora Shimabuku – São Caetano

Categoria Masculina
63kg – Lenilson Alves – Santos
67kg – Ricardo Oliveira – Marília
71kg – Fabiano Silva – Guarulhos
75kg – Tadeu San Martino – São Bernardo
81kg – Alex Pereira – São Bernardo

Classificação final

Feminino
1 - Santos e São Caetano – 82 - Marília - 63 - São Bernardo – 4,5

Masculino
1 - São José dos Campos – 92 - São Bernardo – 73 - Guarulhos - 6

0 comentários:

Postar um comentário